segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pedidos de Providências

IND 1428 2012 - Indicação/Pedido de Providências
Texto
Texto Integral
Integral
  Solicita ronda da Guarda Municipal durante turno integral na E.M.E.F Boa Saúde, na Av. Vinte e Dois de Outubro s/nº, Bairro Boa Saúde.
  Autor: Luiz Carlos Schenlrte
 
IND 1334 2012 - Indicação/Pedido de Providências
Texto
Texto Integral
Integral
  Solicita limpeza do passeio público e corte de grama e mato na Rua Araújo Viana, esquina com a Rua Capitão Montanha, no Bairro Guarani.
  Autor: Luiz Carlos Schenlrte



IND 1333 2012 - Indicação/Pedido de Providências
Texto
Texto Integral
Integral
  Solicita operação tapa-buracos na Rua Araújo Viana, Bairro Guarani.
  Autor: Luiz Carlos Schenlrte
  Localização Atual: Secretaria

terça-feira, 19 de junho de 2012

Cidade de Maringá

Aplicação do Asfalto Fácil

Asfalto fácil

As empresas de pavimentos no Brasil desenvolveram um aditivo que retarda o tempo de cura do asfalto. O produto já é comercializado e promete tornar a aplicação mais prática e eliminar grande parte do desperdício decorrente da secagem rápida do material.

Uma das inovações apresentadas na 42ª Assembleia da Assemae, na qual, o vereador Carlinhos esteve presente foi o Asfalto Fácil, que visa facilitar as operações tava -buracos. A pavimentação convencional é feita com o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), uma mistura de pedriscos, pó de pedra e concreto asfáltico de petróleo trabalhado a 170° nas usinas. Essa massa é levada ainda quente para a aplicação na obra, mas durante o percurso ocorre a perda de temperatura, esfarelando o asfalto e inviabilizando a sua aplicação. Com o uso dos novos aditivos é possível estocar o asfalto por períodos superiores há um ano.
Aplicação do asfalto
A AsfaltecPav, empresa de pavimento catarinense, é responsável pelo desenvolvimento do “Asfalto Rápido” que já utiliza o aditivo. Segundo o Gerente comercial da empresa, Gerson Gorzoni, o produto traz a vantagem de permitir a liberação imediata do trânsito após reparos na pista e poder ser aplicado em qualquer condição climática, inclusive em buracos com água.
“O aditivo permite que o manuseio do asfalto seja feito em temperatura ambiente o que facilita o trabalho do aplicador, dando mais agilidade ao processo. Com duas pessoas é possível cobrir uma grande área de reparo e o assentamento é feito pelo próprio tráfego de veículos na via, isso traz uma economia operacional grande considerando que o custo do uso do aditivo encarece o asfalto em até 15%”, explica Gorzoni.
O “AsfaltoFácil” da Único pavimentos tem características similares ao concorrente, mas a empresa aposta na comercialização do produto no varejo para reparos em condomínios, ruas não-publicas e estacionamento. “A fácil aplicabilidade e a capacidade de estocagem permite a popularização do uso do asfalto em reparos de qualquer porte”, afirma o diretor da empresa e responsável pelo desenvolvimento do projeto, Jorge Coelho.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Sessão comunitária na Lomba

 Assim que começou a sessão, André Fernando de Mello, presidente da Amolomba, entregou aos parlamentares um ofício com a pauta de reivindicações da comunidade. Ele também indagou aos vereadores quais ações estavam sendo tomadas para resolver as carências do bairro, nas áreas de mobilidade, educação, esporte, saúde, cultura, entre outros. Segundo ele, falta um projeto de desenvolvimento a longo prazo para região.
 Mariza Scherer, da Associação dos Moradores de Lomba Grande, lamentou que o bairro não venha sendo tratado ao longo dos anos como parte do Município. Ela relatou que as placas indicam a direção para Novo Hamburgo, quando deveria estar escrito Centro. “O povo sente que as coisas do nosso bairro ficam para depois”, declarou. Além de mencionar as dificuldades de acesso e transporte, Mariza, que integra a Comissão Social de Saúde, lamentou que a comunidade tenha perdido o atendimento básico de saúde. Ela elogiou o trabalho das Equipes da Saúde da Família, mas, conforme a moradora, quando há necessidade de atendimento urgente é preciso buscar a UPA de Canudos ou ir até o Centro. “São quatro passagens de ônibus em um dia”, informou.
 
Outro morador, Carlos Roese, citou o problema da segurança pública. Ele mencionou que a região é usada como rota de fuga de assaltantes. Munido de um abaixo-assinado, informou que a Amolomba planeja se reunir com o secretário estadual de segurança, Airton Michels, para pleitear uma delegacia de polícia para o bairro. Roese convidou o presidente do Legislativo em exercício para participar do encontro. 
 Citando matéria publicada no Jornal NH, Claus Kühn mostrou indignação pelo fato de nenhuma delegacia existente na cidade atender o bairro. O morador relatou que ele e sua família foram amordaçados e ficaram na mira de assaltantes, assim como outras pessoas na região. Para Kühn, as estatísticas não revelam a real situação de Lomba Grande, porque muitos habitantes desistem de fazer ocorrências, pois precisam ir até o Centro.
Comunidade de lomba copareu em grande número na sessão
 
 A moradora Ana Lúcia Pereira relatou que o esgoto corre a céu aberto na rua Angelica Peteffi, entre a rua Planalto e a rua José Affonso Hoher, na Vila Planalto. Segundo ela, na rua Cipriano Barata, esquina com a rua Brasília, quando chove, o bueiro entope e a água invade as casas. Ana Lúcia informou ainda haver problemas de ratos nas caixas de esgoto na Rua José Affonso Hoher com a Rua Capitão Alencastro Braga de Menezes. Contudo, ela disse ser mais preocupante o caso da  rua Reinaldo Konrath, na qual os moradores por falta de saneamento, utilizam poços cavados. De acordo com ela, quando chove a água da rua, contaminada pelo esgoto, corre e atinge os poços, colocando em risco a saúde de cerca de 60 pessoas que vivem ali. 
 Para Maria Cristina Fröes, o crescimento de Lomba Grande não ocorrerá com a transformação da região em polo industrial, mas quando acontecer efetivamente a exploração do turismo, assim como na cidade de Gramado.
 O morador Ildo Mello agradeceu o atendimento que recebeu dos vereadores, citando Serjão, Peteffi e Matias. Por sua vez, José Argenor da Silva pediu investimentos na área do esporte no bairro. Já Aurélio Strack sugeriu que a Casa Pastoral receba investimento para se transformar em um ponto cultural e turístico.
Carlinhos com a palvra na sessão
O vereador Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) relatou ao público presente que, assim como o morador  Claus Kühn, teve sua casa invadida por bandidos em 2011. “O trauma é difícil de apagar da memória”. Sobre a questão envolvendo os poços, apontada pela moradora Ana Lúcia, o vereador afirmou que acredita ser possível trazer água de Novo Hamburgo. “Puxando da Integração para Lomba Grande, a Vila Brasília poderá ter água tratada.”, disse. Ele contou que, como diretor-administrativo da Comusa, teve a oportunidade de participar do projeto que levou água para a região da Integração, próxima à Lomba Grande.  A respeito do tema segurança, comentou que o projeto de lei que proíbe a venda de armas de brinquedo, de sua autoria, tem por objetivo inibir a criminalidade. O vereador reiterou a importância da Guarda Municipal para coibir ações criminosas em Lomba Grande. “As dificuldades são muito grandes, mas os moradores devem se unir”, acrescentou.

O que é a 42ª Assembléia da Assemae?


Reconhecida como um dos grandes eventos de saneamento básico da América Latina, a Assembleia Nacional da Assemae chega a sua 42ª edição consolidada como espaço de discussão e difusão de novos conhecimentos. Reúne gestores públicos, técnicos e profissionais, prestadores de serviços, estudantes e pesquisadores.
Com o tema Saneamento básico: desafios e cenários para a universalização, serão realizados painéis, mesas redondas e palestras. A 42ª Assembleia Nacional da Assemae terá também como destaques a 16ª Exposição de Experiências Municipais e a Feira de Saneamento. Todas as atividades serão desenvolvidas no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, de 10 a 15 de junho/2012, em Maringá/PR.
Na 16ª. Exposição de Experiências Municipais serão apresentadas iniciativas que contribuíram para ampliar os índices de saneamento nos municípios brasileiros ou que poderão vir a ser utilizadas com este propósito. As inscrições de trabalhos técnicos para a exposição podem ser feitas até 23 de dezembro/2011.
Na Feira de Saneamento participam dirigentes e executivos com poder de decisão de compra em suas empresas e que veem no evento da Assemae uma grande oportunidade para apresentarem inovações em produtos e serviços. Serão mais de 100 estandes, a maior parte com máquinas, produtos e equipamentos de empresas líderes no setor.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Confira os pedidos de providência do vereador Carlinhos na sessão de hoje

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS:
Do Vereador Luiz Carlos Schenlrte:
Nº 1297/2012 – Solicita placa de “Proibido Estacionar” ou pintura de faixa amarela na Rua Demétrio Ribeiro, próximo ao número 830, em frente ao bar, no Bairro Guarani.

Nº 1298/2012 – Solicita recolhimento de lixo na Rua Travessa Proledo, no Bairro Canudos.

Nº 1299/2012 – Solicita conserto e verificação do sistema de esgoto na Rua Onze de Junho, próximo ao número 1140, no Bairro Operário.

Nº 1303/2012 – Solicita limpeza do passeio público da Rua São Paulo, próximo ao número 380, no Bairro Rincão.

Nº 1320/2012 – Solicita limpeza do passeio público em frente às Bancas, na Av. Pedro Adams Filho, no Bairro Centro.

Nº 1327/2012 – Solicita que a Associação Tradicionalista mantenha-se no Parque do Trabalhador, no Bairro Rincão, bem como seja feito fechamento total da área dotando-a de infraestrutura.

Carlinhos encaminha Pedido de Providência para revitalização do Parque do Trabalhador

Entrada do Parque do Trabalhador
O Pedido de providência de número 1327/2012 de autoria do vereador Luiz Carlos Schenlrte (Carlinhos),solicita que a Associação Tradicionalista mantenha-se no Parque do Trabalhador, no bairro Rincão, bem como seja feito fechamento total da área dotando-a de infra-estrutura. Com a permanência da Associação Tradicionalista nesta área, dotada de infraestrutura, traz a possibilidade de frequente utilização, trazendo eventos e também atividades de entretenimento e lazer, tais como futebol de areia, quadra de bocha e outros esportes que evitam que vândalos utilizem o espaço para consumo de drogas, assaltos e depredações. "Inclusive a revitalização do parque do Trabalhado foi o terceiro índice mais votado no orçamento participativo do nosso Município", lembrou o vereador. Carlinhos comenta ainda, que foi encaminhado em anexo um abaixo assinado dos moradores do bairro Rincão, a favor da revitalização do Parque do Trabalhador.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vetado pelo Executivo projeto do vereador Carlinhos contra Armas de brinquedo

Carlinhos lamentou o veto do projeto
O projeto de lei que proibiria o comércio de armas de brinquedo ou quaisquer objetos que se pareçam com instrumento, foi vetado de maneira integral pelo prefeito de Novo Hamburgo Tarcísio Zimemrmman(PT). O autor da proposta, vereador Luiz Carlos Schenlrte(Carlinhos), lamenta: "Seria uma forma de diminuir a criminalidade". segundo o vereador alguns objetos são muito similares aos verdadeiros, inclusive sendo utilizados em assaltos.
A proposta havia sido aprovada na Câmara de Vereadores em primeira e segunda votação antes do veto do prefeito. para que retorne á discussão, Carlinhos terá que conseguir dez votos dos colegas parlamentares em uma futura sessão para derrubar o veto. "Mesmo com a rejeição do projeto, continuarei persistente, como nós gaúchos dissemos: Não tá morto quem peleia!, disse Carlinhos.
A proposta havia sido aprovada na Câmara de Vereadores em primeira e segunda votação antes do veto do prefeito. para que retorne á discussão, Carlinhos terá que conseguir dez votos dos colegas parlamentares em uma futura sessão para derrubar o veto. "Mesmo com a rejeição do projeto, continuarei persistente, é como nós gaúchos dissemos: Não tá morto quem peleia!, comentou Carlinhos.