sexta-feira, 29 de abril de 2011

Situação das vilas no bairro Kephas preocupa vereador Carlinhos


O vereador Luiz Carlos Schenlrte (Carlinhos), esteve em recente visita ao bairro Kephas, nas vilas Diehl, Pica-Pau e Nova Esperança, passando também pela vila Redentora no bairro São Jorge, regiões atingidas pelas fortes chuvas ocorridas semana passada. Um dos pontos atingidos, a rua Germano Gerard está completamente rachada em grande parte do seu trecho, impossibilitando a circulação de automóveis. O sub secretário de obras do bairro Rincão, Argeu, também esteve averiguando a situação do local e passando as informações para a Secretária de Obras.
sub secretario Argeu passa as informações a secretria de obras

Mas a gravidade vai além do perigo das chuvas e enxurradas , há pessoas invadindo campo de futebol, locais cheio de lixo e áreas de risco para fazer moradias. Até o terreno que antigamente era uma praça localizado em frente ao projeto comida urgente, vem sendo ocupado pelas pessoas. Alguns moradores, ocupantes deste terreno foram abordados por Carlinhos e explicaram a decisão de morar nessas áreas, “estou a dois anos esperando ser chamada no projeto minha casa minha vida e até agora nada, melhor nós limparmos e morar aqui, do que usarem o lugar como ponto de drogas”, comentou uma moradora . A maior preocupação concentra-se na vila Nova Esperança, na qual, muitas famílias estão em situação emergencial, pois suas casas foram construídas em meio ao arroio pampa, própriamente dizendo, dentro do arroio.
Casas estão em meio ao arroio pampa

Com a falta de fiscalização, muitos moradores construíram suas casas ali mesmo. As pessoas na necessidade de ter um lar, acabam ocupando estes lugares mesmo sabendo dos riscos a serem enfrentados. Carlinhos chocou- se com a situação alarmante do local, “Há cinco anos atrás fizemos um multirão, limpamos o local, até praça com campinho de futebol construímos, agora estamos vivenciando esta situação preocupante, é muito triste”, disse o vereador. A Secretaria de Habitação estava enumerando as casas para saber quantas famílias terão que ser retiradas do local , cerca de 42 casas já haviam sido interditadas.

Residências construídas em local impróprio



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Carlinhos participa de Páscoa Solidária

Nesta quarta feira, 27 de abril 2011, o vereador Luiz Carlos Schenlrte (Carlinhos) participou da Páscoa Solidária. Como convidado do projeto promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jacó, no bairro Hamburgo velho, Carlinhos levou cerca de 110 crianças que foram agraciadas com doações de ninhos de páscoa. A iniciativa surgiu nas aulas de religião das professoras Estela e Silvia, 5° e 6° anos ,respectivamente.


Crianças aguardam a entrga dos ninhos

A professora Silvia ainda complementou dizendo que como eles próprios fizeram a entrega, percebem como é importante ajudar ao próximo, desenvolvendo um espírito solidário desde cedo. Após ganharem suas cestas, as crianças foram contempladas com um belo lanche, contendo achocolatado e bolachas, só se via alegria estampada em seus rostos.
Criançada recebendo os ninhos
 
Além da doação de ninhos, houve arrecadação de alimentos para serem entregues aos índios, que também foram colaboradores do projeto realizando uma palestra sobre sua cultura. Ainda esteve presente o Padre José Ilaŕio Immig, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que abençoou o momento com orações. Ao final a prof° Silvia comentou a pretensão de realizar atividades relacionadas ao bullyng, tema muito discutido ultimamente nas escolas.
Padre José realizando as orações


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Obras do trem geram compensação ambiental


Comissão e Secretario de Meio Ambiente reunidos
A Trensurb deve realizar investimentos para compensar prejuízos ambientais causados pelos 9,3 km de obras da extensão do trem de São leopoldo até Novo Hamburgo, conforme prevê Legislação. A import|ância do assunto levou os vereadores a pedir explicações ao secretário de Meio Ambiente, Ubiratan Hack. Hack explicou que 3.500 mudas de árvores serão plantadas na área urbana do Município, 300 nas  Nações Unidas, 2.500 no aterro da Roselândia e outras 700 nas margens do arroio Cerquinha. Após as obras de drenagem e alargamento do Luiz Rau, está prevista a retirada de mais 400 árvores, nativas e exóticas, o que comforme, o secretário, gerará compensação de outras duas mil mudas em local a ser definido. segundo Hack, é de responsabilidade do Consórcio Nova Via, executor das obras o plantio das árvores e monitoramento por dois anos. A Comissão de Meio Ambiente, na qual, o vereador Carlinhos é o presidente está de olho no caso e fará um acompanhamento paralelo  ao da secretaria.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comissão fiscaliza Central de Reciclagem

Vereadores com o Paulo Bohn, coordenador da Coolabore

A Comissão de Meio Ambiente, integrada por Luiz Carlos Schenlrte, Matias Martins e Gilberto Koch, foi conferir na manha da última sexta-feira, dia 1º de abril, a nova Central de Reciclagem, antigo Lixão da Roselândia. Aproveitamos o momento para gravar mais um Programa Mandato, que deve ir ao ar ainda nesta semana pela TV Câmara, Canal 16 da NET. 

Cooperativados recebem cerca de R$ 1.000,00 por mês cada

Dentre os principais apontamentos feitos pelos vereadores estão o uso completo de EPIs - Equipamentos de Proteção Individuais - como luvas de borracha, jaleco e botas. Atualmente, 41 profissionais trabalham no local. Outra conquista foi a carteira assinada, alimentação (almoço) e transporte até o local.

A Comissão continuará fiscalizando as condições de trabalho

  Fonte: TV Câmara NH

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Carlinhos comemora instalação de redutores





Comunidade local ganhou dois redutores de velocidade


Vereador encaminhou pedido à Prefeitura

O pedido de providência n° 2950 de 2010, de autoria do vereador Luiz Carlos Schenlrte, foi atendido. A matéria requisitava a instalação de quebra molas ou redutor de velocidade na Avenida Pedro Quaresma da Silva, bairro Boa Saúde. Carlinhos fez a solicitação, devido ao alto índice de acidentes e atropelamentos, alguns até com vítimas fatais, devido à alta velocidade atingida pelos automóveis neste ponto da avenida. Além do pedido, foi anexado um documento, com quinhentas assinaturas de moradores locais, os quais já haviam se mobilizado, mas sem obter êxito. Em nova tentativa, dessa vez em parceria com o vereador Carlinhos, a obra foi executada pela secretaria de Obras, sendo colocados dois quebra-molas no local.

Os moradores mostraram-se satisfeitos com a instalação. Segundo relato do morador Alexandro Sperger, este trecho era muito perigo. "A escola fica no trajeto, e há um elevado fluxo de crianças. Mesmo assim, algumas pessoas usavam a via como pista de corrida". Carlinhos, juntamente aos moradores, comemora mais um final feliz. "Vimos que a união com a comunidade é muito forte. Posso garantir que chegamos juntos a essa conquista", frisou o vereador.
Fonte: Câmara NH